A Sociedade Mineira de Kaixepa, que surgiu em 2021 na sequência da descontinuação do projecto Camutue, está prevista para este ano a produção de 108 000 quilates. A empresa, que é propriedade a 35% da empresa estatal de diamantes Endiama, produziu 71 000 quilates em 2022, realizando um rendimento de 117 milhões de dólares.
Num documento distribuído na conferência Mining Indaba, na Cidade do Cabo, diz-se que as receitas deste ano deverão aumentar para 150 milhões de dólares. “A utilização de novo equipamento permitiu uma melhoria significativa das condições operacionais e de segurança da mina…”, afirmou o documento. “Esta evolução reflectiu-se também num aumento da produção de quilates e do rendimento bruto da empresa”.
Kaixepa disse que também tem em curso um extenso plano de prospecção e avaliação de recursos geológicos com o objectivo de melhorar os seus conhecimentos e aumentar a vida útil da mina nas jazidas conhecidas. A Maoma é a accionista maioritária da Kaixepa com uma participação de 48%, enquanto a Kiluanje Kamanga detém 10% da participação da empresa. Kupolu e VDB têm uma participação de 5% e 2%, respectivamente.
fonte: Rough-plished
Deixe o seu comentário